O ser Negro, na visão de uma Branca.



Hoje vou falar sobre um assunto um pouco diferente por aqui! 
Como vocês sabem, eu sou obviamente BRANCA, de cabelo cacheado/ ondelado, com uma renda baixa, umbandista, mãe de uma linda menina de pai NEGRO que por genética, puxou a minha cor BRANCA, porém eu particularmente não pretendo educar ela com essa certeza de ser branca, como eu.
Por que para nós ( PAIS ) é importante ela saber a diferença  e o PREVILÉGIO que ela terá na vida, em muitas questões por ter puxado a minha cor.  Também sou moradora do Meier-RJ.

Entretanto, essas questões de eu ser de renda baixa, de cabelo cacheado e em muitos momentos colorido, não muda de certa forma minha posição diante da dita "SOCIEDADE". Queria muito não estar abordando esse tema por aqui, vir dizer que finalmente nos tornamos uma sociedade igualitária, independente de cor, religião e vários fatores. Mas, não é assim que as coisas funcionam. INFELIZMENTE.

Vou contar uma situação que aconteceu comigo, a uns meses atrás, quando estava criando e começando a divulgar o nome da minha então marca " Senzala do Jacaranda" - Sei que o nome remetia/ remete a algo voltado para as questões de escravidão o que não era a minha intenção e sim, era remeter a vestimentas alternativas, com influências de várias culturas " QUE É A MINHA IDENTIDADE " EU GOSTO DE COISAS DIFERENTES, AMO A CULTURA NEGRA E SEUS DERIVADOS, MAIS SEM LEVAR PARA O LADO RACISTA.

E depois que divulguei, no intagram, uma moça NEGRA FEMINISTA,  me mandou uma mensagem, dizendo o quanto ela sentia nojo da minha marca e tal, falando que BRANCO TEM QUE SE POR NO LUGAR DE BRANCO E OUTRAS COISAS. Na época, fiquei muito puta, trsite e respondi a ela falando que não era essa a minha intenção e questionando a ela que o que ela havia me falado, era também preconceito... Nos "discutimos " por uns dias, mais fiquei com aquilo na cabeça e fui pensar/ conversar com outras pessoas e principalmente com ela, pesquisar e entendi que o que ela quis dizer é que  por eu ser BRANCA NÃO ENTENDO O PRECONCEITO QUE OS NEGROS PASSAM DIARIAMENTE, MUITAS VEZES SEM NENHUMA QUESTÃO ENVOLVIDA EM SÍ.

O que estou querendo dizer contando essa história pra vocês? É que posso ser Branca, concordar, ser a favor de muitos dos movimentos que estão surgindo a favor dos NEGROS SEREM INSERIDOS DENTRO DA SOCIEDADE DE FORMA IGUALITÁRIA, mais que por mais que eu entenda essas questões, eu nunca vou saber na pele como é TER NASCIDO E VIVER SENDO NEGRA. Principalmente sendo mulher.

E é isso que eu não consigo aceitar, sabe,  gente, no século em que estamos, com tantas questões sendo abordadas, ainda existe sim muito pre-julgamento, muito preconceito, muitos negros trabalhando sem ter o mínimo de respeito e muitas crianças aprendendo desde o primeiro dia na escola, que ser negra (O) não é fácil, tanto no Brasil, como no mundo e entendendo que para eles chegarem a algum lugar, terão que enfrentar muuuitas dificuldades na vida, tanto de estudos, mais principalmente no trabalho, pois como ouvi a pouco ( ELES PODEM TER CONHECIMENTO, MUITO MAIOR QUE OS BRANCOS, MAIS POR SEREM NEGROS, O QUE PREDOMINA É QUE SÃO FAVELADOS, SEM ESTUDO E NÃO SABER FALAR DIREITO ).

Esse pensamento me deixa muito muito triste, por que agora, entendo a diferença entre ser Branca e Negra na sociedade. SEI QUE TEM MUITOS NEGROS QUE FAZEM PRECONCEITO COM OS BRANCOS TAMBÉM, QUE ACHAM QUE TODO BRANCO PENSA DA MESMA FORMA, MAIS NÃO, NÃO DEVIRIA SER ASSIM, NÃO PODE SER ASSIM!

Termino esse texto falando que PRECISAMOS, NÓS BRANCOS, PARAR DE AGIR COMO SE FOSSEMOS MELHOR QUE QUALQUER UM.  AS APARÊNCIAS ENGANAM!
OS NEGROS SÃO PESSOAS LINDAS, ASSIM COMO NÓS " EU PARTICULARMENTE, TENHO MUITO ORGULHO POR TODAS AS MULHERES NEGRAS, EMPODERADAS, INFLUENCIADORAS DESSA NOVA GERAÇÃO MAIS CONSCIENTE, QUE ESTÁ SURGINDO.

Gostaria também de deixar minhas desculpas, por todo mal que nos causamos a vocês e, deixar claro aqui que EU farei o melhor que eu puder para mudar essa estatística de que lugar de negro é servindo somente aos brancos.

Minha maior preocupação é me tornar uma mãe/mulher melhor, dentro deste assunto, para assim, passar para a Brida a importancia dela nesse processo, no futuro.

Não sei se irão entender, mais quis deixa aqui o meu breve texto/ relato / indignação sobre isso. 

0 comentários:

Postar um comentário